
Dolores Gonçalves Costa (23 de junho de 1907 — 19 de julho de 2008), de nome artístico Dercy Gonçalves, foi uma das atrizes que gloriaram o a produção cinematográfica brasileira das décadas de 50 e 60. Com a carreira marcada pelo bom humor, irreverência e uso constantes de palavrões, Dercy é até hoje um ícone do Teatro de Improviso, progenitor do Stand Up Comedy!
Brincadeiras à parte, nossa glorificada Dercy nasceu no estado do Rio de Janeiro, em 1905, mas

Especializando-se na comédia e no improviso, participou do auge do Teatro de revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940, estrelando algumas delas, como "Rei Momo na Guerra", em 1943, de autoria de Freire Júnior e Assis Valente, na companhia do empresário Walter Pinto. Na década de 1960 iniciou sua carreira solo.
Sua carreira foi pautada no individualismo, tendo sofrido, já idosa, um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso — o que a fez retomar a carreira, já octogenária. Em 1991, foi enredo do desfile da Unidos do Viradouro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios
Sua biografia (Dercy de Cabo a Rabo) foi escrita por Maria

Morreu com 101 anos, no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana. Fora internada na madrugada do sábado dia 19 de julho. A causa da morte teria sido uma complicação decorrente de uma pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória. O Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória à atriz. Na mesma semana, Afra Gomes, Leandro

"Eu fiz 94 [anos], mas me digo que estou com 95 para me energizar e chegar lá. Escrevem o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!"
"Deus é um apelido. Ele pra mim não existe. O que existe é a natureza. Deus é fantasma, mas a natureza é a verdade que nunca podemos contestar a existência!"
"A morte é linda...mas a vida também é muito boa!"
E, por fim, "Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha."
Obrigado, Dercy! Sentiremos, e você daí também! E novamente que vos digo, não é uma homenagem a alguém que morreu, e sim um post para que conheçam algumas das pessoas maravilhosas que nasceram em nossa terra!
