terça-feira, 31 de agosto de 2010

Heróis da Pátria II

E voltamos com mais uuuuum... *vozes celestiais* heróóóis da pátriiiaaaa (8) *corta efeito sonoro* Desta vez, uma personagem multihistórica! Sim, ora pois! Participante ativa da II Guerra Mundial, companheira de Joana D'Arc durante a Guerra dos Cem Anos, chegou a ajudar na invasão ao Império Romano e sugestões na invenção da roda. Ouso dizer que até na bíblia há referências não confirmadas de sua existência! Pois lá no gênesis, quando Deus disse "Façamos os humanos à nossa imagem e semelhança", ela disse "Nossa é o caralho!"


Dolores Gonçalves Costa (23 de junho de 1907 — 19 de julho de 2008), de nome artístico Dercy Gonçalves, foi uma das atrizes que gloriaram o a produção cinematográfica brasileira das décadas de 50 e 60. Com a carreira marcada pelo bom humor, irreverência e uso constantes de palavrões, Dercy é até hoje um ícone do Teatro de Improviso, progenitor do Stand Up Comedy!

Brincadeiras à parte, nossa glorificada Dercy nasceu no estado do
Rio de Janeiro, em 1905, mas foi registrada em 1907 por erro do pai. Era filha de um alfaiate e de uma lavadeira. Dercy foi bilheteira de cinema, além de apresentar-se teatralmente para hóspedes de hotel em sua cidade natal. Aos dezessete anos, fugiu de casa e se juntou a uma companhia de teatro. Estreou em 1929, em Leopoldina. Fazendo teatro itinerante, apresentou por cidades do interior de alguns estados, sob o nome de "Os Pascoalinos". Em 1934, teve um romance passageiro com o exportador de café mineiro Ademar Martins, do qual nasceu sua única filha, Dercimar.

Especializando-se na comédia e no improviso,
participou do auge do Teatro de revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940, estrelando algumas delas, como "Rei Momo na Guerra", em 1943, de autoria de Freire Júnior e Assis Valente, na companhia do empresário Walter Pinto. Na década de 1960 iniciou sua carreira solo.

Sua carreira foi pautada no individualismo, tendo sofrido, já idosa, um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso — o que a fez retomar a carreira, já octogenária. Em 1991, foi
enredo do desfile da Unidos do Viradouro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar com os seios caídos à mostra.

Sua biografia (Dercy de Cabo a Rabo) foi escrita por Maria Adelaide Amaral. Em 4 de setembro de 2006,
aos 99 anos, recebeu o título de cidadã honorária da cidade de São Paulo. No dia 23 de junho de 2007, Dercy completou oficialmente (embora seu pai atenha registrado com 2 anos de atraso) cem anos com uma festa no município de Santa Maria Madalena (sua cidade natal). Na festa, comeu bolo, levantou as pernas fazendo graça para os fotógrafos, falou palavrão e saudou o povo, que parou para acompanhar a comemoração.

Morreu com 101 anos, no dia 19 de julho de 2008, no Hospital São Lucas, em Copacabana. Fora internada na madrugada do sábado dia 19 de julho. A causa da morte teria sido uma complicação decorrente de uma pneumonia comunitária grave, que evoluiu para uma sepse pulmonar e insuficiência respiratória.
O Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória à atriz. Na mesma semana, Afra Gomes, Leandro Goulart e o elenco de Pout-PourRir prestaram, em cena, uma última homenagem à Dercy. Mas antes de ir, deixou algumas célebres frases, as quais espero, fiquem sempre no coração de vocês:

"
Eu fiz 94 [anos], mas me digo que estou com 95 para me energizar e chegar lá. Escrevem o que eu digo: eu só vou morrer quando eu quiser! Não programo morte, eu programo vida!"

"
Deus é um apelido. Ele pra mim não existe. O que existe é a natureza. Deus é fantasma, mas a natureza é a verdade que nunca podemos contestar a existência!"

"
A morte é linda...mas a vida também é muito boa!"

E, por fim, "
Eu vou sentir falta de vocês. Mas vocês também vão sentir a minha."

Obrigado, Dercy! Sentiremos, e você daí também! E novamente que vos digo, não é uma homenagem a alguém que morreu, e sim um post para que conheçam algumas das pessoas maravilhosas que nasceram em nossa terra!

E aí, conheciam mesmo o suficiente sobre nossa Dercy?! Quem acham que merece um lugar no nosso Hall de Heróis? Solta o verbo, PORRA!!!

4 comentários:

Nyo disse...

Derci é épica, não interessa quantos anos você tenha, você já ouviu falar dela !!

Derci nunca morrerá ! o/

Vivi disse...

Ahaaa pra mim a Derci já tinha virado até Shinigami hsauhahsuas.Eu ri demais de ''companheira de Joana D'Arc durante a Guerra dos Cem Anos''
Exemplo de irreverência e coragem pra inovar.Quem nunca riu dos palavrões e modo totalmente escrachado de dar suas opiniões fortes e lucidas? Bom talvez essa seja uma das varias formulas da longevidade...Extravasar sempre.
Adorei o post ficou do karaleo porrahhh hsuasuahsaushas

BABN disse...

Estou achando interessante o fato de você estar homenageando tantas pessoas ilustres... Adorei a sua volta in time... Keep working, nice job and don't quit!

Klaus~! disse...

Ah, baby, valeu =D Continuarei sim, mas n'um ritmo mais devagar agora. E Vivi, de fato! Dercy provou que velho é quem para no tempo! Lúcida, sábia, porém com um humor salpicado de populismo! Como disse o Nyo, Dercy jamais morrerá! Entrou pra história: NOSSA história =D