sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Manual de Sobrevivência ( aos vestibulandos e afins)


Caros leitores, amigos, curiosos, desocupados e outras classes do gênero; é com grande prazer que renasço das cinzas da FALTA DE criatividade TEMPO e venho brindá-los com algumas linhas de reflexão e ironia, alguns ecos do que é o DESESPERO pré-prova do ponto de vista gosadinho rsrs da questão.

Como não é novidade pra ninguém, o ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) falhou novamente; o que é uma verdadeira VERGONHA para o país, uma vez que o mesmo foi instituído como determinante para várias instituições, algumas federais. Também não é de surpreender que os candidatos estejam PUTOS DA CARA por todas as horas, dias, semanas, meses de agonia e preparação para mais uma decepção. Sem contar a expectativa pré prova e o carater INDEFINIDO que os resultados assumiram  A ESSA ALTURA DO CAMPEONATO. Eu não fiz ENEM, mas como também estou me preparando para um teste que VAI ARRANCAR O MEU CÉREBRO FORA, queimar as minhas sinapses e me fazer ficar rica, sei bem como deve ter sido isso!, e vim desenvolver um manual de sobrevivência À PROVA DE QUALQUER PROVA.

E vamos aos tópicos!

Regra nº 1  -   Alimente-se

Parece uma coisa meio óbvia e sem sentido, mas as vésperas de uma prova ( lembrando que para cada pessoa "a véspera" tem um significado diferente; pra mim, por exemplo, eu estou em véspera de prova há um ano. ) podem trazer perturbações PSICOLÓGICAS, emocionais, hormonais e ALIMENTARES. É um pouco... peculiar, mas os vestibulandos parecem ESTRANHAMENTE inclinados a comida pronta, enlatada ou NÃO COMESTÍVEL, vide pedaços de lápis e borracha e folhas de livros. Há aqueles casos extremos em que o candidato prefere não comer, desmaiando em várias ocasiões.


Regra nº 2  -  NÃO ESCREVA COLAS EM GRÃOS DE ARROZ

Como todos sabem, a SEGURANÇA das provas está 101% mais rígida esse ano, não sendo permitidos APONTADOR, BORRACHA, LÁPIS, CORRETIVOS OU CANETAS DE CAIXA OPACA, bem como COLAS ( o polímero, não AS RESPOSTAS DA PROVA), RÉGUAS, COMPASSOS, etc e todo o resto do material escolar, além de caneta preta transparente.

Então, uma vez estando claro que ESSES são pontos importantes - ao invés da CONFECÇÃO correta das provas ou cadernos de respostas- NÃO SE ARRISQUE levando grãos de arroz com o gabarito que um médium previu escrito nos mesmos.

NÃO VALE A PENA.


Regra nº3  -  Não leia notícias sobre vestibulares     

Esse é um dos pontos mais vitais, envolvendo também os seguintes subtópicos:

-Não converse com quem prestou vestibular ( principalmente com quem NÃO PASSOU);

-Não estabeleça contato com os PROFESSORES da instituição;

-Não peça a opinião da sua mãe sobre as questões de provas anteriores.

Uma vez que você obedece à essas regras SIMPLES, fica muito mais fácil receber a prova de braços abertos. Se você tem o seu PÂNICO controlado, e absolutamente não possui nenhuma recordação de ALERTAS ATERRORIZANTES de ex-vestibulandos, notícias de como as provas são SUBVERSIVAS ou avisos da sua mãe em mente, as questões parecem bem menos assustadoras. E aí QUEM SABE você passe; mas não estou insinuando nada.


Regra nº 4  -  ESQUEÇA um pouco as provas!

Essa é uma dica muito popular entres os psicopedagogos de plantão. 

Quer uma maneira mais EFICAZ de não entrar em pânico com as provas do que ESQUECENDO que elas existem? Sim, é perfeitamente possível.

A tática em voga é, após passar umas 6 HORAS estudando direto, deite-se na sua cama ou embaixo do chuveiro ( deite-se embaixo do chuveiro... wait.... What?!), pense no(a) seu(a) namorado(a) ou outra coisa feliz - no caso do seu companheiro não prover lembranças reconfortantes- e RETIRE COMPLETAMENTE a prova dos seus pensamentos. Bem fácil e bem útil, uma vez que você dificilmente vai conseguir fazer isso e só perdeu MEIA HORA EM QUE PODERIA ESTAR ESTUDANDO O BINÕMIO DE NEWTON.

Mas é uma dica muito boa.


No mais, há outras dicas gerais, como:

-Não entre em pânico;

-Não tenha ataques de histeria, ou vai acabar fazendo a prova em uma CAMISA BRANCA muito fofa!;

-Não passe todo o seu tempo de descanso imaginando que poderia estar estudando alguma coisa;

-Não imagine os seus concorrentes REAIS, imagine TREINEIROS, BURROS e gente que vai fazer a prova obrigada e não vai tentar passar. ESSA funciona.

Também não esqueça dos seus grandes companheiros: o café, as cápsulas de pó de guaraná e o seu computador; acompanhantes de todas as noites em claro que você passou e vai passar estudando e delirando com o vestibular.


E ABSOLUTAMENTE não chegue ao ponto de imaginar que você não vai passar.

Essa conduta INADEQUADA pode levar à alucinações como:

Ser ridicularizado por toda a sociedade, uma vez que TODO MUNDO sabe que você não passou; ser DEGOLADO pelos seus pais por mais um ano de vagabundagem em casa ou ainda ser mandando para um ZOOLÓGICO e acomodado em uma jaula com a inscrição: VESTIBULANDO DESESPERADO QUE NÃO PASSOU.

Mas é claro que eu não quero dizer que isso vai acontecer!

Então, mantenham as dicas em mente - junto com todas as matérias que você precisa estudar- e BOAS PROVAS!



6 comentários:

Klaus~! disse...

Sério... é sério? VOCÊ AQUI? PULTA MERDA, QUE LINDO!!!

Particularmente, tiraria dali as cápsulas de guaraná. Toda substância que altera seu metabolismo tende a piorar o estado. Uma dica que, quem sabe, poderia substituir isso é "não exija mais que seu corpo suporta! Seu corpo pede cama, NÃO REMÉDIOS!"

Outra coisa que recomendo é utilizar os conhecimentos adquiridos no dia a dia, como: procurar erros gramaticais, ortográficos e sintáticos nos textos encontrados em jornais populares, utilizar contas banais (como o troco do pão) para "brincar" com fórmulas progressivamente mais desenvolvidas, analisar fisicamente fenômenos cotidianos, ler composição nutricional em alimentos, etc. É uma boa para aprender de verdade e sair da decoreba!

Fiz o ENEM, mé, putim mas as coisas vão se resolver. Mas nossa prova de fogo está chegando, é ou não é, Iodes?! Então, boa sorte para todos nós!

Iodes ;* disse...

hiushaieuhaish
Com certeza haveria uma série de dicas mais pertinentes pra um vestibulando, mas eu tinha que comentar a consideração das autoridades face aos absurdos que são a REALIDADE do estudante, tipo delirar e etc. shaiuehiauhs
E também é muito engraçadinho o POUCO que esperam de nós nessa fase.
;~
Tensíssimo.

Nyo disse...

"não exija mais que seu corpo suporta! Seu corpo pede cama, NÃO REMÉDIOS!"

com isso, Klaus acaba de dizer: " Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

MELDELS ! *Iodes, the return !*

Ah, pena que isso não funciona pra mim, prova e prova, mas eu nem ligo...

Quem vai passar na facul esse ano, por favor levante a mão.

o/

Iodes ;* disse...

o/
Nem que eu tenha de me matar no processo, mas domingo É NÓS DA JOÃO PINHEIRO!!

Klaus~! disse...

Não uso remédios u.u Apenas não durmo, uai!

Vivi disse...

Huhasuhauhsasas dicas validas...
Assumo que sou neurotica com alguma prova. Nunca acho que me preparei o suficiente e sempre quando estou descansando fico pensando no que poderia estar estudando...Fatidicamente tb sempre penso nisso antes de dormir... Penso logo não durmo simples assim.Tensooo