segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Show de Nostalgia: pegue teu Discman e CURTA

Sim, cuuuuurta, pois as bandas e músicas mais nostálgicas dos anos 90 estão aqui!


Ao contrário das décadas anteriores, os anos 90 foi marcado por uma explosão de pluralidade musical impressionante! Já podemos começar citando o Guns N' Roses, que se consolida como a maior banda de Rock do mundo no começo dos anos 90! O que, somado à popularização da MTV, ajuda a trazer de volta às paradas um rock mais jovem, surgindo assim o estilo grunge. Sua popularização se deu em grupos como Seattle, Pearl Jam, Alice in Chains, Soundgarden, Stone Temple Pilots e, principalmente, o Nirvana. Com a morte de Kurt Cobain, líder e vocalista do Nirvana, em 1994, o movimento grunge começa a perder força.

Logo em seguida veio o Britpop, com bandas britânicas influenciadas pelos Beatles, The Who e Rolling Stones, como Oasis (fazendo grande sucesso com Wonderwall), Blur (explodindo com Song 2) e The Verve.

O pop começa a revelar grandes vozes ao mundo como Céline Dion, Mariah Carey e Whitney Houston, cantoras que emplacaram suas músicas na Billboard. Já o pop teen retorna com força com as Spice Girls, um dos mais brutais fenômenos da música da época, juntamente aos Backstreet Boys, Shakira, Thalía, Christina Aguilera, Jessica Simpson, 'N Sync e o umbigo da Britney Spears.

Apesar de Michael Jackson se envolver em polêmicas
pessoais que prejudicaram muito sua carreira e imagem, lançou álbuns de grande sucesso: Dangerous, HIStory: Past, Present and Future – Book I (o álbum duplo mais vendido da história) e Blood On The Dance Floor. O Rei do Pop visita o Brasil duas vezes: em 1993 para duas apresentações da Dangerous Tour em São Paulo, no Morumbi e em 1996 para gravar o clipe de They Don't Care About Us na Bahia e no Rio de Janeiro junto ao OLODUM.

Já a Rainha do Pop, Madonna, também
vem ao Brasil pela primeira vez com sua turnê, The Girlie Show, em 1993. Com duas apresentações, uma em São Paulo, no Morumbi, e outra no Rio de Janeiro, no Maracanã.

Foi aqui também, mais necessariamente em 1996, que morre um dos maiores poetas brasileiros, e um dos maiores artistas do mundo: poeta, músico, filho, vocalista, violonista, líder, pai, Renato Manfredini Júnior, mais conhecido por Renato Russo! O mundo sente mais, a cada dia que passa, a dor causada pela abstinência de suas palavras...



O Metal Sinfônico começa a se manifestar com a aparição de Within Temptation, Nightwish , Tristania , After Forever e outras, bandas que implementam temas bem dark e profundos nas letras, usando sons orquestrais e coros com sons típicos do Metal.


O punk rock volta com tudo embalado no sucesso de bandas como Green Day e The Offspring, mais o hardcore melódico do Pennywise, Bad Religion e NOFX. No final da década, com significativas e visíveis mudanças no estilo, surge o Blink-182 e Sum 41, criando então uma espécie de pop punk.

Radiohead consegue aclamação popular e crítica, com os álbuns The Bends e OK Computer. A banda passou a produzir álbuns experimentais para fugir da imagem "comercial".

O rap entra para o cenário popular, representado por Tupac Shakur, The Notorious B.I.G., Eazy-E, MC Hammer, Public Enemy, Vanilla Ice, NWA e terminando com o hip-hop de Puff Daddy, Dr. Dre e Eminem. No Brasil, o estilo se popularizou com Gabriel, O Pensador e Planet Hemp. Cria-se nos EUA o selo Parental Advisory para letras censuradas como obscenas.


A década de noventa foi marcada também pelo estilo Dance, mais conhecido como Eurodance, gênero derivado do Italo Disco. O estilo misturava a batida da era Disco com o house, que estoura nos rádios do mundo (no Brasil a rádio Jovem Pan 2 era a estação da dancemusic). Nos anos 90 o estilo ganhou muita popularidade em todo mundo, atingindo seu apogeu no ano de 1995, pois anos mais tarde o estilo foi perdendo força gradativamente. No ano de 1996 o estilo já apresenta um certo desgaste, sendo mesclado por elementos de trance, folk e também o reggae. Muitos projetos chegam a findar nesse mesmo ano. A galera de maior destaque foi:
Snap!, 2 Brothers on the 4th Floor, C&C Music Factory, Haddaway, Ice MC, BG The Prince of Rap, Alexia, AquaBlack Box, Captain Jack, Culture Beat, Dj BoBo, DJ Miko, Fun Factory, Nicki French, Randy Bush, Scatman John , Undercover, DJ Mangoo, Toy Box, Double You e Tweenty 4 Seven;



Marta Wash emprestou sua voz para praticamente todas as bandas de sucesso do dance dos anos 90, entre elas C&C Music Factory, Snap! e Black Box. Marta Wash consolida o estilo de vocal que vai guiar os novos estilos de música na próxima década, como Club House e Tribal House. A cultura rave populariza trance, techno e música eletrônica (e o ecstasy, vulgo "doce").

Músicas eletrônicas, experimentais e um tanto
underground fundem-se com o rock e se popularizam com bandas como Nine Inch Nails, Rammstein, KMFDM e Ministry, dentre outras.

Movimentos musicais começam a se realizar e promover a música como identidade nacional, bem como de popularização dela pelo mundo acontecem, como Lollapalooza e o Rock in Rio II.

A política volta como conteúdo com o Tibetan Freedom Concert, que apoiava o Movimento Internacional de Libertação do Tibete, e o Rage Against the Machine.


Os artistas country como Garth Brooks, Shania Twain, LeAnn Rimes, Faith Hill e Tim McGraw vendem milhões nos EUA.


O reggae brasileiro entra para as paradas com Cidade Negra, e também com grupos "reggae rock" como Skank.

O rock nacional revela vários nomes,
dos mineiros Skank, Jota Quest e Pato Fu, ao mangue beat de Chico Science & Nação Zumbi, passando pelos Raimundos, Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr. No heavy metal, destaque para o Sepultura e para os paulistas do Angra. No hard rock nacional, destacou-se o Dr. Sin e Golpe de Estado.


No final da década, a imprensa britânica condecorou a cantora, atriz e apresentadora Cher com o título de "Goddess of Pop" (em inglês, Deusa do Pop Oo'), por sua grande influência em todos os ramos da cultura pop (música, cinema, TV e teatro) e legado musical. Com o álbum Believe (1998), Cher trouxe o retorno o gênero dance, alcançando o primeiro lugar em 23 países simultaneamente. O efeito de distorção no vocal da música, criado pela própria cantora e batizado de Cher Effect, foi bastante popularizado na música popular contemporânea da década de 2000. Cher é a única artista solo de todos os tempos a conseguir um número um nos charts da revista Billboard nas décadas de 1960, 1970, 1980, 1990 e 2000.

Mas tudo o que é bom chega ao fim... e, para nosso desespero, a década de 90 não teve um final feliz! Pois gêneros brasileiros como o pagode, axé e sertanejo passam a ultrapassar o rock em vendagem no Brasil. E como se não bastasse, Latino lança o funk carioca nas paradas (sim, foi esse puto de merda!) e é quando a coisa toda desanda de vez. A certeza de que essa doce época teria acabado definitivamente veio quando, em 2000, a infância de milhares de brasileiros é desossada pelo Jonathan da Nova Geração.


Ora, já era propósito trazer a vocês essa saudade gostoooosa dos anos 90.
Inclusive, uma das leitoras e grande amiga, Bárbara, chegou a pedir nos comentários. Mas tempo pr'um texto desse calibre estava bem hard, só dando um samurai na agenda mesmo! Espero que tenham gostado, e que continuem comentando, dando idéias, pedindo temas! Nossa intenção é intreter VOCÊS! s2


Música da vez: Nando Reis - N

4 comentários:

Elisa Raabe disse...

Véééi.. eu confesso q eu acho suuper divertido esse tema de músicas e coisas do tipo, mais eu confesso q ate hj n li esse post td.. ele eh muuito gigante... u.u''
Mais só de passada d olho ja vi milhaaaares de bandas q fizeram parte da minha infancia e muitas outras q fazem parte até hj na minha vida!! o/
Tema mágico!!

Klaus~! disse...

hAHhahAHhaHAHa os feedbacks da Elisa são os melhores xD É, ficou grande mesmo, e editei 3 vezes pra tentar diminuir sem perder a essência do conteúdo =/ Acabou que ficou menos humorístico e mais técnico.

Post grande desses, por isso demorou meses pra ser escrito u.u hAHahhAHhahAHa "Uma vida sem músicas é uma vida perdida", já diziam os sábios!

BABN disse...

Queeeee saudade... aiii, o tempo qndo a música era boa ... Good post.

Vivi disse...

Nóooo adorei o post muito bem escrito...Mas não tinha como ficar menor afinal vc resumiu uma decada de musica.Eu acredito que todos nós quando adolescentes somos sim influenciados pela musica...eu graças a Deus nunca tive minha fase Boy band shuashuasas.
Muitas das bandas que vc citou ai eu curto até hj..muitas que nem existem mais mas deixaram o som ai pra galera mais nova tb curtir.